219899250183

3029 palavras 13 páginas
1. INTRODUÇÃO

São de fundamental importância para o futuro administrador, o conhecimento e o domínio da matemática financeira e de suas ferramentas. Neste trabalho, os alunos são direcionados ao estudo da matéria e à utilização das ferramentas necessárias para a resolução dos problemas propostos, unindo a base teórica da disciplina com o aprendizado prático.
Nas etapas a seguir, são resolvidos diversos problemas envolvendo: juros simples e compostos, taxas de juros, montante, valor presente e valor futuro e prazo de três maneiras diferentes: utilizando a calculadora financeira HP 12 C (ou programa simulador), utilizando a planilha eletrônica Excel e utilizando as fórmulas.

ETAPA 1
2. CONCEITOS

a) CAPITALIZAÇÃO SIMPLES No regime de capitalização simples, os juros são calculados sempre sobre o valor inicial, não ocorrendo qualquer alteração da base de cálculo durante o período de cálculo dos juros. Na modalidade de juros simples, a base de cálculo é sempre o Valor Atual ou Valor Presente (PV), enquanto na modalidade de desconto bancário a base de cálculo é sempre o valor nominal do título (FV). O regime de capitalização simples representa, portanto, uma equação aritmética, sendo que o capital cresce de forma linear, seguindo uma reta; logo, é indiferente se os juros são pagos periodicamente ou no final do período total. O regime de capitalização simples é muito utilizado em países com baixo índice de inflação e custo real do dinheiro baixo; no entanto, em países com alto índice de inflação ou custo financeiro real elevado, a exemplo do Brasil, a utilização de capitalização simples só é recomendada para aplicações de curto prazo. A capitalização simples, porém, representa o início do estudo da matemática financeira, pois todos os estudos de matemática financeira são oriundos de capitalização simples.

b) JUROS SIMPLES No regime de juros simples, os juros de cada período são sempre calculados sem função do capital inicial (principal) aplicado. Os

Relacionados