217
PSICÓLOGOS ATUANTES EM TERESINA – PI
Amanda Mendes dos Santos (UESPI): amanda.msantos@gmail.com
Andressa Soares Pereira (UESPI): andressasoape@hotmail.com
Mônica Maria Araújo de Almeida (UESPI): almeida_moninham@hotmail.com
Paula Rogeria de Brito Fortes (UESPI): paulafortess@hotmail.com
Marielle Martins Gomes (FSA): mariellegomess@oi.com.br
INTRODUÇÃO
A Psicologia Organizacional e do Trabalho vê o trabalho como um instrumento da realização do sujeito e como instrumento de produção, tendo como objeto de estudo a fronteira entre o indivíduo, o trabalho e a sociedade, estudando o comportamento, a realização, a adaptação, o desenvolvimento e o sofrimento.
Partindo da atuação do Psicólogo Organizacional e do Trabalho, é salutar a área de
Treinamento e Desenvolvimento nas Empresas, pois se acredita que as habilidades podem ser desenvolvidas. Acerca de treinamento e desenvolvimento de pessoas, Aquino (1980) afirma que o treinamento visa fornecer ao colaborador melhores conhecimentos, habilidades e atividades, para que não se dissocie das inovações em relação a seu campo de atividade e das profundas mutações do mundo que o cerca. Atualmente, esta concepção vem evoluindo para desenvolvimento de pessoas. Enquanto o treinamento associa a idéia da formação de hábitos práticos de trabalho, o desenvolvimento envolve o crescimento do empregado como pessoa e como profissional.
É notório elencar a atuação da psicologia no desenvolvimento de líderes, uma vez que essa, além de fornecer técnicas, vê o indivíduo na sua totalidade e percebe que esse tem possibilidade de aprender e mudar comportamentos. Logo, acredita-se que a competência liderança possa ser desenvolvida. A prática do psicólogo é importante, pois os líderes não recebem a formação adequada para liderar grupos, portanto é necessário desenvolver a competência liderança.
Escolheu-se o município de Teresina por ser este o local onde as pesquisadoras residem e também por