21495172805
4419 palavras
18 páginas
Rev. Latino-Am. EnfermagemArtigo Original
20(2):[07 telas] mar.-abr. 2012 www.eerp.usp.br/rlae Incidência de úlceras por pressão após a implementação de um protocolo de prevenção1
Noemi Marisa Brunet Rogenski2
Paulina Kurcgant3
As úlceras por pressão, ainda hoje, representam sério problema de saúde, em particular nas unidades de terapia intensiva. O objetivo deste trabalho foi o de avaliar a implementação de um protocolo de prevenção de úlceras por pressão, em pacientes de Unidade de Terapia Intensiva.
Como método, foi usado o estudo prospectivo, descritivo e exploratório em que se analisa a incidência de úlcera por pressão após a implementação de um protocolo de prevenção. Os dados foram coletados no período compreendido entre 17 de abril e 15 de julho de 2009.
Vê-se, nos resultados, que a incidência encontrada nesse estudo (23,1%) mostrou-se inferior àquela apontada em estudo similar, desenvolvido na mesma instituição (41,02%), antes da implementação dos protocolos de avaliação de risco e prevenção de úlcera por pressão. Podese concluir que os protocolos de prevenção são ferramentas fundamentais e de impacto no controle da incidência de úlcera por pressão, quando utilizados sistematicamente.
Descritores: Úlcera por Pressão; Incidência; Enfermagem.
1
Artigo extraído da Tese de Doutorado “Avaliação da implementação de um protocolo de prevenção de úlceras por pressão” apresentada
2
Doutor, Divisão de Enfermagem Cirúrgica, Hospital Universitário, Universidade de São Paulo, Brasil.
3
Doutor, Professor Titular, Escola de Enfermagem, Universidade de São Paulo, Brasil.
à Escola de Enfermagem, Universidade de São Paulo, Brasil.
Endereço para correspondência:
Noemi Marisa Brunet Rogenski
Universidade de São Paulo. Hospital Universitário
Av. Lineu Prestes, 2565
Bairro: Butantã
CEP: 05508-000, São Paulo, SP, Brasil
E-mail: noemi@hu.usp.br
The incidence of pressure ulcers after the implementation of a prevention