202386040205
994 palavras
4 páginas
ConceitoAssociativismo é o meio de organizar grupos de interesse ecônomico auto-sustentável, é a base que liga a consciência individual e o dierito individual, a necessidade de agregação e conjugação de esforços, base de organização da sociedade.
Associativismo é a união de um grupo de pessoas, de empresas, de comerciantes, etc.
No contexto brasileiro, associativismo vem de "associação", fins e objetivos comuns às diversas atividades econômicas, culturais e sociais, gerando assim,um cooperativismo participativo.
Associação é uma organização resultante da reunião legal entre duas ou mais pessoas com ou sem personalidade jurídica, para a realização de um objectivo comum.
Associação é uma entidade de direito privado, com objectivos e ideais comuns sem finalidade lucrativa.
Associação é qualquer iniciativa formal ou informal que reúna pessoas ou outras sociedades jurídicas com objectivos comuns, tendo em conta superar dificuldades e gerar benefícios para os seus associados.
A associação é uma forma jurídica de legalizar a união de pessoas em torno dos seus interesses e que sua constituição permite a construção de condições maiores e melhores do que as pessoas teriam isoladamente para a realização dos seus objectivos.
_______________________________________________________________________
Objetivos e finalidades
Encaminhar e fortalecer as lutas de interesse dos associados, estimular a organização e participação dos associados nas iniciativas do movimento popular
Legislação
Associação
• Constituição (art.5º, incisos XVII a XXI e art. 174, § 2ª).
• Código Civil.
Formação quantas pessoas
Uma cooperativa é formada pela associação voluntária de no mínimo 20 pessoas unidas em torno de objetivos comuns de caráter econômico
_______________________________________________________________________
Procedimentos
Procedimentos
Associação
• Aprovação do estatuto, em assembléia geral, pelos associados
• Eleição da diretoria
• Elaboração da ata de fundação
•