2015 Abril 30 ANSELMO F bio
1978.
O QUE DESEJAMOS SABER:
INTERNACIONAIS (Capítulo nº 1)
A
NATUREZA
DAS
RELAÇÕES
“Muito do que desejamos saber acerca das relações internacionais pode ser englobado em doze questões fundamentais [...]. Essas questões tem sido colocadas, ao longo de muitos séculos por cientistas políticos, líderes políticos e cidadãos comuns. há algumas respostas tradicionais – em geral, variadas. Mas, como ocorre, em quase todas as áreas do conhecimento, essas respostas devem ser analisadas com cautela[..]”.
- Nesse
trecho foi feito uma introdução ao estudo da disciplina das R.I com objetivo mostrar o conteúdo do que da disciplina e a complexidade de seu entendimento DOZE QUESTÕES FUNDAMENTAIS
l. Nação e Mundo
Aqui é questionado a relação entre Estados, como atuam no meio doméstico e externo, relações com órgãos não governamentais, com outros Estados, povo órgão privados, ONGs – Relação Internacional geral.
2. Processos transnacionais e Interdependência internacional
“Ate que ponto podem os governos e povos de qualquer Estado-nação decidir sobre seu próprio futuro” - Esta é uma clássica questão no estudo das R.I: a influencia dos atores externo na política interna , lembrando que Deutsch é dotado de um pensamento liberal.
3. Guerra e Paz
Um dos paradigmas mais antigos, se não o mais, das R.I é questão entre guerra e paz. Logo, é possível compreender a grande importância da disciplina no que diz respeito aos conflitos bélicos e a manutenção da paz, e a importância de se tentar prevenir ou até mesmo prever o que causa, como terminar e quando se está na eminência de uma guerra.
4. Força e Fragilidade
“Qual a natureza da força ou da fragilidade de um governo ou de uma nação no que concerne a politica internacional? Quais as fontes e as condições de tal força?
Quais são seus limites? Quando, como e por que o poder se transforma?”
DEUTSCH, Karl. Doze questões fundamentais. Brasília: