2015 2
Universidade Anhanguera – Uniderp
Fundamentos e Metodologia de Ciências
Tutor a distância Elizangela siqueira
Shirley May Barbosa RA: 1299253132
Jacqueline Emanuelli Targino Sanches RA:4573863484
Campinas
2015
1
INTRODUÇÃO
Conforme PCN a sociedade atual tem exigido um volume de informações muito maior do que em qualquer época do passado, seja para realizar tarefas corriqueiras e opções de consumo, seja para incorporar-se ao mundo do trabalho, seja para interpretar e avaliar informações científicas veiculadas pela mídia, seja para interferir em decisões políticas sobre investimentos à pesquisa e ao desenvolvimento de tecnologias e suas aplicações.
Atualmente a sociedade faz uso e convive com inúmeros produtos científicos e tecnológicos, no qual os indivíduos pouco refletem sobre os processos envolvidos na sua criação, produção e distribuição, e pela falta dessa informação, não exercem opções autônomas, impedindo o exercício da cidadania crítica e consciente.
Portanto, a ciência deve ser apreendida em suas relações com a tecnologia e com as demais questões sociais e ambientais, sendo que o ensino de Ciências Naturais também é espaço privilegiado em que as diferentes explicações sobre o mundo, os fenômenos da natureza e as transformações produzidas pelo homem podem ser expostos e comparados. É espaço de expressão das explicações espontâneas dos alunos no qual ele é o sujeito de sua aprendizagem, resignificando o mundo, isto é, de construindo explicações norteadas pelo conhecimento científico.
2
DESENVOLVIMENTO
Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1997), sobre o ensino de Ciências Naturais ele deve possibilitar ao educando desenvolver uma postura crítica e questionadora dos fatos, colaborando para a construção de sua autonomia. Para que essa nova postura seja efetivada, cabe à escola e aos profissionais da educação (re)significarem a maneira de ensinar Ciências para seus alunos. Para isso, é preciso conhecer a