2014 07 08 BO Com Rcio Verejista Consumo De Moda Praia
1700 palavras
7 páginas
Comércio varejistaBoletim
Consumo de Moda Praia
Nesse Boletim, o empreendedor encontrará informações sobre o mercado de moda praia e, ainda, sobre os turistas e visitantes decorrentes dos megaeventos esportivos de 2014 e 2016. As informações ajudarão os pequenos negócios a aproveitar as oportunidades geradas durante e após o período dos jogos.
Brasil como um referencial em moda praia
Com um litoral enorme, clima tropical na maior parte do país e concentração geográfica nas regiões litorâneas, o Brasil tem muitos motivos para consumir a moda praia.
É o país que mais consome moda praia no mundo. Por ano são movimentados US$ 1,5 bilhão somente no mercado interno, segundo a Associação Brasileira da Indústria Têxtil (Abit)
(Revista Criativa, 2012).
Em 2013 o Brasil exportou em torno de 700 mil peças de moda praia, segundo dados do Ministério do Desenvolvimento,
Indústria e Comércio
Exterior (MDIC).
Com grande experiência em usar moda praia, o Brasil se tornou bom entendedor do assunto e referência mundial no segmento.
Com isso, a moda praia tem movimentado as exportações e se tornado um importante setor para economia nacional. É o carro chefe das exportações de moda brasileira (Terra, 2012).
1
E dentro dessa imensidão litorânea brasileira, quando falamos da cidade que se destaca como principal representante desse lifestyle, e grande influenciador da moda praia para o Brasil e para o mundo, o Rio de
Janeiro é a referência. As principais marcas de moda praia, com representatividade nacional e internacional, nasceram em terras cariocas. O
Rio de Janeiro sempre foi o templo da moda praia, com lançamentos históricos, como o ousado “asa delta” e o biquíni cortininha na década de 90 (Revista Donna, 2014).
Segundo a revista inglesa No Cigar, distribuída em mais de 15 países, o
Brasil é quem mais lança tendências de moda praia, sendo as praias do
Rio de Janeiro as principais passarelas, onde as novidades desfiladas são logo seguidas pelo resto do mundo (No Cigar