2013 Quimica Parte Escrita Anti Depressivos
ANTIDEPRESSIVOS:
FLUOXETINA
Nomes: Fernando Guerra, Tauana Dilly, Thais Weber, Paola Arruda
Nº: 11, 32, 33, 35 Turma: 303
Professora: Quelle Matéria: Química
Ivoti, 2013
Introdução
A depressão é uma doença tratada atualmente por remédios antidepressivos. Eles têm a função de aumentar a disponibilidade de neurotransmissores, agindo em vários receptores específicos. Após duas a quatro semanas em média os sintomas da depressão diminuem. Os antidepressivos são classificados de acordo a ação farmacológica. São eles, os Inibidores da Monoaminoxidase (IMAO), os Inibidores não seletivos de recaptura de monoaminas (ADTs), os Inibidores seletivos de recaptura de serotonina (ISRS), Inibidores seletivos de recaptura de 5-HT/NE (ISRSN), os Inibidores de recaptura de 5-HT e antagonista ALFA-2 (IRSA), Estimulantes de recaptura de 5-HT (ERS), Inibidores seletivos de recaptura de NE (ISRN), Inibidores seletivos de recaptura de DA (ISRD), Antagonista de ALFA-2 adrenorreceptores. Os ISRSs agem inibindo de um modo potente e seletivo a recaptação de serotonina, o que resulta na potencialização da neurotransmissão serotonérgica.
Neste trabalho, iremos falar sobre a fluoxetina, que se encontra no grupo ISRS.
A FLUOXETINA
A fluoxetina é uma substancia muito utilizada em antidepressivos ISRS. Esta substancia é comum em função de ser facilmente encontrada em farmácias e pelo seu baixo custo no mercado. Um remédio muito conhecido, que tem como princípio ativo a fluoxetina, é o PROZAC®, ele é indicado para o tratamento da depressão, bulimia nervosa e do distúrbio obsessivo-compulsivo.
Os remédios à base de fluoxetina, como o PROZAC®, não são recomendados para pacientes: Hipersensíveis à fluoxetina; que estejam utilizando algum inibidor da monoaminaoxidase (MAO) e para os pacientes que interromperam o tratamento com inibidores da MAO dentro dos últimos 14 dias.
Os efeitos colaterais do PROZAC® são extensas,