2012092511445746034400
5180 palavras
21 páginas
Ensino Médio76
Termodinâmica
Física
5
MODELOS
DE CALOR
Leunice Ramme1, Ezequiel Burkarter2
ma das maiores conquistas do homem foi a descoberta do fogo.
Este que para muitas civilizações seria patrimônio dos deuses, ao ser descoberto, passa a ser utilizado pelo homem na alteração da matéria, em atos que vão desde o assar uma carne até o desenvolvimento de técnicas de fermentação, vitrificação e o manuseio de metais.
Calor, energia, trabalho...
O que essas palavras têm em comum?
Colégio Estadual Padre Eduardo Michelis - Missal - Pr
Colégio Estadual Milton Carneiro - Curitiba - Pr
1
2
Modelos de Calor
77
Ensino Médio
De onde vem o fogo?
Na Grécia Antiga, Heráclito (aproximadamente 500 a.C.) considerou o fogo como a substância fundamental do universo. “Mas pode dizer-se que o fogo perde, na sua doutrina, todo o carácter corpóreo: é um princípio activo, inteligente e criador. ‘Este mundo, que é o mesmo para todos, não foi criado por qualquer dos deuses ou dos homens, mas foi sempre, é e será fogo eternamente vivo que com ordem regular se acende e com ordem regular se extingue’ (fr.30, Diels). A mudança é, por isso, uma saída do fogo ou um regresso ao fogo. ‘Todas as coisas se trocam pelo fogo e o fogo troca-se por todas, como o ouro se troca pelas mercadorias e as mercadorias pelo ouro”
(fr.90, Diels). (ABBAGNANO, 1999, p.33) Já para Empédocles (490-430 a.C.), o fogo, juntamente com a água, o ar e a terra, era um dos quatro elementos que formavam o universo.
Aristóteles (384-322 a.C.) aceitava a teoria dos quatro elementos, acrescentando o éter. Para ele, o fogo busca o seu lugar natural: o céu e, por isso, sobe. Considerado um dos quatro elementos canônicos, o fogo agregava o quente e o seco.
Os gregos acreditavam que as substâncias inflamáveis continham o elemento fogo. Assim, durante a combustão, esse elemento era liberado.
A dominação do poder do fogo, por outro lado, também foi objeto de interesse dos renascentistas.
Muitos modelos foram propostos,