2010Volume2 CADERNODOALUNO HISTORIA EnsinoFundamentalII 7aserie Gabarito
2257 palavras
10 páginas
GABARITOCaderno do Aluno
História – 7a série/8º ano – Volume 2
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1
A DECLARAÇÃO DE DIREITOS DO HOMEM E DO CIDADÃO
Discussão em sala de aula
Páginas 3 - 4
1. Estimule seus alunos a pensar nas duas palavras que compõem a expressão, “direitos” e "humanos”, para que possam elaborar hipóteses a respeito de seu significado.
2. Neste caso, chame a atenção para o fato de que à expressão “direitos humanos” foram acrescentados os termos “declaração” e “universal”, ou seja, o que era um princípio se tornou um documento.
3. Para esta questão, podemos contar que alguns dos alunos tenham esse conhecimento prévio. Porém, se não for este o caso, é proveitoso estimular o espírito investigativo, incentivando os alunos a pensar em hipóteses sobre quem ou qual instituição teria poder para elaborar tal documento, considerando seu caráter universal. De qualquer maneira, a questão está respondida no quadro/tópico “Aprendendo a Aprender”, na página 5 do Caderno do Aluno.
4. Permita que os alunos se expressem livremente e incentive-os a pensar sobre quais seriam os direitos básicos de qualquer ser humano, independentemente de sua condição social, cultural, idade, gênero e nacionalidade.
5. Mais uma vez, é a atitude reflexiva o que se pretende incentivar; não há uma única possibilidade de resposta, mas insista na importância de seus alunos manterem a coerência na argumentação.
6. Esta é uma indagação que visa possibilitar que os alunos falem e debatam com liberdade sobre a questão do desrespeito aos direitos humanos; o relato da situação não precisa ter sido vivenciado diretamente pelo aluno, mas ele pode evocar situações conhecidas através da literatura, do cinema, da teledramaturgia e dos noticiários. 1
GABARITO
Caderno do Aluno
História – 7a série/8º ano – Volume 2
Página 7
Os alunos devem conseguir identificar o ideal de liberdade, a igualdade de todos perante a lei, o princípio da soberania do povo, a ideia da lei como expressão da vontade geral, a