2004 01 gerenciando conflitos ok
I SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS
INTEGRADAS
DA UNAERP CAMPUS GUARUJÁ
Gerenciando Conflitos na Enfermagem – uma análise qualitativa de Chefias de
Enfermagem na Cidade de Santos-SP
Carmencita Ignatti
Docente do Curso de Enfermagem
(Unaerp – Campus Guarujá) cignatti@unaerp.br Alice Sebastiana Lima da Silva
Docente do Curso de Enfermagem
(UNAERP – Campus Guarujá) alicalima27@bol.com.br Marise Duarte
Discente do Curso de Enfermagem
(UNERP – Campus Guarujá)
Resumo
O objetivo desta pesquisa é o de se identificar a conduta gerencial do enfermeiro da Baixada Santista, na solução de problemas gerencias, especificamente os conflitos, emoções e liderança. Para a coleta de dados utilizou-se questionário escrito com 3 questões abertas, para qualificar a pesquisa qualitativa, cujas perguntas são relativas aos possíveis conflitos que ocorrem durante a excussão do trabalho dos enfermeiros, que atuam nos diversos setores de chefias das instituições da saúde da cidade de Santos. Realizou-se a análise qualitativa descritiva dos dados obtidos. Os resultados mostram tendência à democratização na conduta dos enfermeiros investigados, pois a maioria das respostas privilegiou questões acerca do trabalho, das emoções, dos conflitos e da liderança desses profissionais.
Palavras - chave: conflitos, liderança, enfermagem.
Seção 1 – Curso de Enfermagem.
Apresentação: - oral(1. opção).
Gerenciando Conflitos em Enfermagem - uma análise qualitativa de Chefias de Enfermagem na
Cidade de Santos-SP
1
2
1 -Introdução
Historicamente os enfermeiros têm adotado princípios clássicos administrativos, para gerenciar o seu trabalho, tendo em vista a estruturação e organização do Serviço de Enfermagem nas instituições de saúde. Nota-se que, conforme (CAPELLA, 1988, p. 19)
“algumas características desse estilo de gerência como: a fragmentação das atividades, a impessoalidade nas relações, a centralização do poder e a rígida hierarquia ainda são marcantes no cotidiano do trabalho e os conflitos da