20 temas de redação
Professor Nélson Sartori
1
PROPOSTA 1 – Analista Judiciário – Área Administrativa (TRT 2010)
Muita gente vê como opção compulsória a decisão entre “julgar com a cabeça” e “julgar com o coração”. Nesses termos, razão e sentimento tornam-se incompatíveis. O homem deveria reconhecer e homenagear sua complexidade, jamais admitindo essa drástica separação, pela qual tanto o sentimento como a razão saem diminuídos.
Levando em conta o que afirma esse texto, redija uma dissertação em que você se posicionará, de modo claro e coerente, diante do seguinte tema:
Quem julga sem equilibrar lucidez e sensibilidade não alcança a justiça.
PROPOSTA 2 – Analista Judiciário – Estatística (TRT 2010)
Há quem veja a religião como um templo de humildade, no qual o frágil ser humano se curva ante a vontade do Senhor; e há quem veja nela o máximo da ambição humana, que estaria em nossa identificação profunda com o poder de Deus. Também há quem veja a ciência como profissão de humildade: o homem busca entender o mundo em que vive; e há quem a considere pretensiosa, em sua escalada para dominar todas as forças do mundo natural.
Analise as afirmações do texto acima e posicione-se diante delas, redigindo uma dissertação que você desenvolverá com clareza e coerência.
PROPOSTA 3 – Analista Judiciário – Administrativa (TRT 2010)
Atenção: A redação deverá ter a extensão mínima de 20 linhas e máxima de 30 linhas. No dicionário
Houaiss, encontram-se, entre outras, estas duas acepções do vocábulo discriminar:
I. Perceber diferenças; distinguir; discernir
II. Tratar mal ou de modo injusto, desigual, um indivíduo ou grupo de indivíduos em razão de alguma característica pessoal,
Convicções etc.
Considerando as acepções acima, redija uma dissertação, na qual se discuta de forma clara e coerente, com argumentos, a seguinte afirmação:
A consciência das diferenças torna possível o respeito aos semelhantes.
www.sartorivirtual.com.br