20 princípios da movimentação de materiais
O planejamento é uma ferramenta administrativa, que busca determinar o melhor método do ponto de vista econômico considerando-se as condições particulares de cada operação.
2- Sistema Integrado
Devemos planejar um sistema que integre o maior número de atividades de movimentação, coordenando todo o conjunto de operação buscando alinhar a comunicação para o melhor desempenho das tarefas.
3- Fluxo de materiais
É fundamental planejar o fluxo contínuo e progressivo dos materiais para que tudo resulte em economia de tempo, dinheiro entre outros.
4- Simplificação
Devemos procurar sempre reduzir, combinar ou eliminar movimentação e/ou equipamentos desnecessários a fim de otimizar o processo.
5- Gravidade
Força motora mais econômica para viabilizar o transporte.
6- Utilização de Espaço
Forma racional de utilizar espaços contribuindo para o descongestionamento das áreas de movimentação e a redução dos custos da armazenagem.
7- Tamanho da Carga
Busca economizar na movimentação, otimizando o processo com o auxílio de equipamentos e pessoal adequando.
8- Segurança
A produtividade aumenta conforme as condições de trabalho tornam-se mais seguras, evitando problemas e danos.
9- Ergonomia
É a disciplina científica relacionada ao entendimento das interações entre seres humanos e outros elementos de um sistema.
10- Meio Ambiente
Ao selecionar as alternativas e equipamentos para a movimentação de materiais durante o projeto, deve ser levado em consideração os impactos que poderão ser causados ao meio ambiente e também a economia de energia.
11- Mecanização
A mecanização é aplicada para reduzir o esforço humano e tornar o trabalho mais agradável e seguro, bem como para aumentar a eficiência e reduzir custos nos processos de movimentação.
12- Seleção do equipamento
Na seleção do equipamento de movimentação, deve-se considerar todos os aspectos do material a ser movimentado, o movimento a ser realizado e SOS métodos a serem utilizados.
13-