2
LED: Diodo emissor de luz, apresenta queda de tensão de 1,5V (VLED) e funciona normalmente com 20mA
(ILED). Para utilizar o LED em circuitos eletrônicos, é necessário a utilização de um resistor (RLED) para limitar a corrente que o alimenta, para evitar queima do componente.
Diodo Zener: equivale a uma fonte de tensão, suporta mais corrente que o diodo comum e é utilizado como retificador de ondas e regulador de tensão.
Retificador meia onda: converte corrente alternada (CA) em contínua (CC), só circula corrente no semiciclo positivo ou negativo. O período define o intervalo de tempo entre o inicio de um semiciclo positivo e o próximo semiciclo positivo. Retificador onda completa: equivale a dois retificadores de meia onda, retifica tanto o semiciclo positivo quanto o negativo.
Retificador onda completa em ponte: utiliza 4 diodos, oferece o dobro de tensão quando comparado ao retificador com tomada central.
Retificador onda completa com filtro: transforma o sinal pulsante fornecido pelos retificadores em sinal linear, como o de uma bateria. Utiliza capacitor como filtro do sistema.
Transistor: apresenta resistência variável entre os dois terminais e o controle dessa resistência é feita por um terceiro terminal. Terminais: base, coletor e emissor. Retif. Meia Onda
Retificador onda completa com tomada central
Retificador onda completa em ponte
Retificador onda completa com filtro
Para realizar a medição, selecione no multímetro a escala de resistência, selecionando primeiramente a menor escala, e subir gradativamente a escala até obter a medida desejada.
Rt= R1.R2/R1+R2