2 A Pol Tica Em Plat O
Os contexto da democracia ateniense.
A aparição dos sofistas e da política.
O problema da verdade e da justiça.
O bem como contextual ou universal.
A relação entre a política e a justiça.
A relação entre cidadãos e governos.
Tipologia e corrupção dos governos. 3 O surgimento da democracia
O surgimento da democracia ateniense introduziu quatro aspectos decisivos para a aparição da reflexão sobre a política: a idéia da lei como expressão da vontade humana que decide por si mesma; o aspecto ordenado da cidade servirá de modelo para a ordenação do universo; o surgimento do espaço público para a troca de idéias estimulará a reflexão política; a modificação nos padrões de formação dos cidadãos, rumo a novas capacidades.
4 Filosofia e formação
Na Grécia aristocrática (antes do século VI a.C.), o padrão de formação dos cidadãos valorizava o guerreiro virtuoso, o que incentivava as habilidades físicas.
Na Grécia democrática (depois do século VI a.C.), o padrão de educação passou a valorizar a formação do homem público completo, do animal político. 5 O novo cidadão deveria saber: Discursar em público. Persuadir e dissuadir.
Conhecer a si mesmo. Pensar, opinar, decidir.
Harmonizar interesses.
Argumentar racionalmente. Convencer seus opositores.
Lidar com questões públicas.
8 Quem eram os sofistas
Eram pensadores e professores itinerantes que ensinavam retórica e oratória em troca de salário.
Como eram todos estrangeiros, pouco se importavam com os destinos políticos das cidades onde atuavam.
Afirmavam que a mitologia estava repleta de falhas; e que ela era inútil para a vida prática e política das cidades. 9 Os sofistas
Acreditavam que o mundo humano era feito pelos próprios homens, e não por deuses ou heróis míticos; sendo assim, o mundo poderia ser mudado pela política.
Duvidavam da existência duma verdade absoluta e universal; para eles, as crenças e os valores eram inconstantes, convencionais, equivalentes e