2° Semestre aps ponte de macarrão
APS
PONTE DE MACARRÃO
PONTE DE MACARRÃO
Introdução
O trabalho a seguir vai demonstrar um conceito utilizado na vida real, uma pequena reprodução do que é usado nas grandes construções. Foram usadas noções de estruturas e tensões de força. O conjunto de pensamentos aplicado, vão superar as expectativas. Nossa projeção foi feita com todos os cuidados e caprichos, pois, todos os integrantes do presente trabalho, cuidaram para esse projeto não seja um simples trabalho, mas, a realização de um projeto competente capaz de suportar a mais do que o exigido.
Objetivo
Construir uma ponte, utilizando o macarrão como material de estrutura e cola para fixação do macarrão.
Deverá ser construída entre um vão de 1m com no máximo mais 5cm para cada lado com a finalidade de fixação da ponte. No máximo 50cm de altura e com largura mínima de 5cm e máxima de 20cm.
A ponte deverá suportar um peso inicial de 2kg. Esse peso será aplicado no centro da ponte, se a mesma suportar os 2kg iniciais por 10 segundos, irá para o teste de ruptura onde serão aplicados mais pesos a cada 10 segundos até que a ponte se rompa de forma que não possa mais ser aplicado pesos.
Confecção da ponte
Antes de qualquer tentativa de montagem ou cálculos foram feitas várias pesquisas sobre construção de ponte de macarrão. E pudemos observar que, em diversos trabalhos realizados por instituições diferentes e até mesmo em campeonatos reconhecidos mundialmente, as estruturas variavam e o próprio macarrão utilizado era da mesma marca porem com diversos modelos (não somente o de n° 7, mas vários outros números. O número determina o modelo do macarrão).
Em uma busca por cálculo referente ao macarrão de n° 7, não fora encontrado nada. A partir daí foram feitos vários experimentos para calcular alguma coisa com o macarrão e com as colas.
Obs.: Lembrando que os canos e a barra de ferro não terão seus pesos contabilizados com o da estrutura da ponte.
A ponte só poderá ter no