2 Resenha 6 Semestre
O PARADIGMA DOS 4Ps DO COMPOSTO DE MARKETING – ORIGEM, EVOLUÇÃO E FUTURO
I. Resenhista
II. Autores
III. Obra
IV. Resenha
1- Introdução
2- Metodologia
3- O conceito de composto de marketing
4- A mudança no panorama competitivo
5- Questionando o paradigma do composto de marketing dos 4Ps
6- Visão geral sobre os diversos esquemas para classificação e entendimento do composto de marketing
7- Conclusão
I. Resenhista
Renato Aguiar Façanha Sousa, acadêmico do curso de Administração de Empresas cursando 6°semestre, na Faculdade Cearense (FAC).
II. Autores
Newton Siqueira da Silva
Renata de Souza
Alexandre Nabil Ghobril
III. Obra
O devido artigo que contém 12 páginas e está dividido em sete tópicos incluindo a introdução, toma por compreensão o conceito do termo 4Ps e seu composto de marketing como conhecido no Brasil, mas também por nome de Marketing Mix expressão conhecida mundialmente. O artigo faz uma reflexão e englobamento das práticas exercidas pelo marketing buscando satisfazer seu mercado alvo e também as organizações. Observa-se que ao longo do artigo pensadores e pesquisadores manifestam-se a respeito do tema marketing criando diversas e diferentes sugestões que se aplicam ao mercado alvo, isto ao longo do artigo nota-se que provocam inúmeras críticas buscando a real contextualização e adequação ao composto de marketing.
1-Introdução
Na tomada inicial, o artigo estabelece uma classificação e contextualização do conceito de composto de marketing, onde segundo McCarthy (1976) está relacionado aos “4P ́s” de marketing, ou seja, com o conjunto de variáveis controláveis que a empresa pode utilizar para influenciar a resposta dos consumidores. Ao longo do artigo alguns pensadores e estudiosos do marketing demonstraram um elevado grau de insatisfação diante da concepção dos 4Ps criado por McCarthy, os pesquisadores relatam que diante de variáveis e mudanças que ocorrem ao longo do tempo o paradigma 4Ps não corresponde mais a sustentação do controle do