2 ONDA
AULA: PADRÃO TECNOLOGICO NA II ONDA DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
AÇO
A Alemanha era pobre em minerais não fosfóricos, porem com a descoberta do aço de Thomas e Gilchrist (Inglatera) que desenvolveram um novo processo para a siderurgia – agora o aço, substituindo o ferro fundido, isto vem ao agrado da dotação de recursos da Alemanha. Ao mesmo tempo surgem os sistemas Bessemer, também na Inglaterra, e o de Pierre Emile Martin na França e posteriormente aperfeiçoado na Alemanha por William Siemens, tornando-se o sistema Siemens-Martin.
QUIMICA
O grande marco da química moderna é Antoine Lavoisier (1743-1794), uma de suas grandes realizações foi o estabelecimento da nomenclatura dos elementos químicos no seu clássico Traité Elementaire que apareceu em 1785. Lavoisier caiu vítima do Terror em 1794, porém deixou discípulos tais como Claude Bethollet (1748-1850), Joseph Proust (1754-1826) e Joseph Gay-Lussac(1778-1850), que trabalharam na procura de um substituto comercial para a soda natural. Trabalho alcançado pro outro discípulo de Lavoisier: Nicolas Leblanc (1742-1806). Leblanc conseguiu inicialmente financiamento para ao estabelecimento de uma fabrica, que depois foi confiscada pelo governo revolucionário e mais tarde devolvida, sem agora obter financiamento este se suicidaria em 1806. Como a França não se interessava pelo seu invento, as descobertas foram passadas a Inglaterra que passou a produzir carbonato de sódio e a França só retoma a produção na década de 1820.
Um outro grande inventor nesta área é Ernest Solvay (1838-1922) que desenvolve um sistema para produzir a soda superior ao de Leblanc, belga, industrial, acadêmico e filantropo que criou um conjunto de empresas espalhadas por diversos paises da Europa para a fabricação de carbonato de sódio e acido sulfúrico.
August W. Hofmann (1818-1992), alemão da Universidade de Giessen, se instala na Inglaterra em 1840, indo ensinar no Colégio Real de Química, e entre seus