2 NEOTOMISMO E O SERVI O SOCIAL
NEOTOMISMO E O SERVIÇO SOCIAL
No séc. XIX, na Europa, os operários viviam em situação de extrema exploração e miséria decorrentes da industrialização e do desenvolvimento do capitalismo.
A questão social leva a igreja a se posicionar, pois, segundo ela, esta situação adivinha da crise da moral, dos costumes cristãos, por causa do liberalismo e do comunismo. A situação impedia o homem de dar glória a Deus devido aos problemas que viviam.
Contrapondo o socialismo, o Papa Leão XIII, afirma que deve existir é a concordância das classes e não a luta entre elas. O homem deve aceitar com paciência a sua condição. É impossível que na sociedade civil todos sejam elevados ao mesmo nível.
E o Pio XI, 1937, diz que é preciso reconstruir a sociedade, erradicar o individualismo gerado pelo tipo de economia liberal e impedir o crescimento do comunismo.
O Serviço Social nasce ligado à atuação da Igreja Católica a serviço de sua Ideologia, tendo o neotomismo como sustentação filosófica.
Formação do Serviço Social no Brasil
Na primeira fase o que importa é a formação doutrinária e moral – o aspecto técnico virá depois com a influência americana
Em resposta aos apelos do Papa, os católicos se empenham em reconstruir a sociedade com em bases cristãs, dizendo não ao laicismo, ao liberalismo, ao comunismo, e institui um a nova ordem em que a família, o Estado, a economia, apolítica tenham por base o evangelho.
Os “Assistentes Sociais irão trabalhar para o restabelecimento da ordem social, condicionada por certo, pelo respeito à autoridade. Mais do que respeito, deles se pode reclamar a simpatia à autoridade no sentido de compreender suas dificuldades antes de criticá-las de maneira a prejudicar a sua ação”.
Também os assistentes tinham como sustentação ideológica as diretrizes e atividades da UCISS – União Católica Internacional de Serviço Social. Fundado em 1925, pautado pela doutrina católica.
Na Europa, antes de surgir o Serviço Social, nasce a Ação