2 Aula
Aquecimento Articular *GINGA
Atividades Com Ginga
Barra Manteiga da Capoeira
*ao iniciar a brincadeira, o professor deve solicitar que os alunos de um dos grupos uma determinada tarefa relacionada a capoeira. Por exemplo, executar algum movimento especifico, cantar uma música, bater palmas, formar uma roda etc. Dado um tempo para que os alunos executem a tarefa, um aluno do grupo “A” vai até o lado do grupo “B”. Os alunos do grupo “B” ficam então com as mãos espalmadas para cima e para frente. O Aluno do grupo “A” Bate na palma da mão dos colegas e canta a seguinte música:
Barra manteiga,
Da capoeira...
Um, dois, três...
A cada sílaba do refrão, bate-se na mão de um colega. Ao dizer “três” e bater na palma da mão de algum colega, este último é escolhido para ser o pegador e tentar pegar o aluno do grupo “A” que corre em direção do seu grupo, que está do outro lado da quadra.
Se o aluno do grupo “A” for pego, fará parte do grupo “B”. Se não for, volta para seu grupo de origem. O aluno do grupo “B” reinicia a brincadeira, mas antes o professor solicita que todos os alunos do grupo “B” realizem uma tarefa da capoeira. O objetivo da brincadeira é capturar maior número de colegas do outro grupo.
Variações
O colega do grupo “A” escolhe o colega do grupo “B”, cantando a música “barra manteiga da capoeira, um, dois, três...”. Ao escolher o colega, os dois iniciam um jogo de capoeira. A perseguição só é iniciada ao sinal do professor (quando parar de tocar o berimbau). A partir daí, vale a dinâmica descrita anteriormente.
Relaxamento: Porque existe a Ginga.
A Ginga é a movimentação básica da capoeira. É o conjunto de movimentos que dão à capoeira a falsa aparência de uma dança.
O objetivo da ginga é não oferecer ao oponente um alvo fixo, esconder a malandragem do capoeirista e enganar o adversário, geralmente induzindo-o a um ataque e dando ao capoeirista a possibilidade de contra-atacar com eficiência. O termo mandingueiro é popularmente utilizado como