2 aula hospital FH
“ O hospital é parte integrante de uma organização Médica e Social, cuja funçãoL básica, consiste em proporcionar à
população Assistência Médica Sanitária completa, tanto curatva como preventva, sob quaisquer regime de atendimento, inclusive o domiciliar, cujos serviços externos irradiam até o âmbito familiar, consttuindo-se também, em centro de educação, capacitação de Recursos Humanos e de Pesquisas em Saúde, bem como de encaminhamento de pacientes, cabendo-lhe supervisionar e orientar os estabelecimentos de saúde a ele vinculados tecnicamente. Ministério da Saúde
1977
“O hospital é um organizador caráter médico-social, elemento cuja função consiste deem assegurar assistência médica completa, curativa e preventiva a população, e cujos serviços externos se irradiam até a célula familiar considerada em seu meio; é um centro de medicina e de pesquisa biossocial.”
OMS
É o estabelecimento destnado ao diagnóstco e ao tratamento de doentes, onde se pratca também a investgação e o ensino. A palavra hospital é de raiz latna (Hospitalis) e de origem relativamente recente. Vem de hospes – porque hóspedes, antigamente casas assistência nessas eram recebidos de enfermos. peregrinos, O termo apobres mesmae tem hojede font grega, cuja acepção dehospital nosocomium, significação é – tratar os e doentes.
todas as empresas modernas nenhuma é mais complexa que um hospital. De simples albergues, mantidos pela caridade religiosa e edifcados ao lado igrejas, a estruturas de idealizadas de modo a cumprir as funções de prevenção, diagnóstco e tratamento de doenças.
Entre
Classificação dos Hospitais
Quanto à natureza assistencial:
Hospital Geral
É o hospital destinado a atender pacientes portadores de doenças das várias especialidades médicas. Poderá ter a sua ação limitada a um grupo etário (hospital infantil),a determinada camada da população (hospital militar, hospital previdenciário) ou a fnalidade específica (hospital de ensino).
Hospital Especializado
É o