2 ATPS FISIOLOGIA VEGETAL 1
CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
ATPS – HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E DA PEDAGOGIA
Alunos:
Série: 4º semestre
DISTRITO FEDERAL
2011
RELATÓRIO
TEMA: CRONOLOGIA DA LINHA DO TEMPO DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
Notamos que de 1500 - fase do descobrimento do Brasil - até 1548 antes da chegada dos jesuítas, os fatos foram meramente históricos. Só após os 49 anos de descobrimento, é que se inicia o processo histórico educacional no Brasil com a chegada dos jesuítas.
LINHA DO TEMPO
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
1549 - Chega ao Brasil o primeiro grupo de seis padres jesuítas, chefiados por Manuel de Nóbrega, marcando o início da História da Educação no Brasil (nos moldes europeus). Quinze dias após a chegada funda, na cidade de Salvador, a primeira escola elementar.
1564 - Foi criado o primeiro colégio para brancos no estado da Bahia.
1577 - José Anchieta relata suas dificuldades em relação ao plano de ensino: pois naquela época o mesmo confecciona o matérial didático a tinta e pena.
1599 - Ganha uma elaboração definitiva a "Ratio atque Institutio Studiorum", ou Plano de Estudos da Companhia de Jesus, que codificava a pedagogia dos jesuítas.
1759 - Duzentos e dez anos após a chegada e de serem os únicos responsáveis pela educação no Brasil deixam a colônia cerca de Quinhentos padres jesuítas, expulsos pelo Marquês de Pombal, Ministro de D. José I, paralisando 17 colégios, 36 missões, seminários menores e escolas elementares.
· O Alvará de 28 de julho determina a instituição de aulas de gramática latina, aulas de grego e de retórica, além de criar o cargo de "Diretor de Estudos". Medidas inócuas para um sistema de ensino fragmentado.
1760 - Entre março e abril, 119 jesuítas saem do Rio de Janeiro, 117 da Bahia, e 119 de Recife.
1808 - Com a chegada da Família real no Brasil