2 Apostila TGA Administra O Cient Fica Taylor E Teoria Cl Ssica Fayol
1476 palavras
6 páginas
Administração Científica e TaylorNo início do século XX houve grandes transformações nas áreas tecnológicas, sociais e econômicas. O panorama industrial cresceu, e apareceram inúmeras empresas para fornecer novos produtos em grandes quantidades, há clientes que os desejavam. Com tantas empresas produzindo em grandes quantidades houve a necessidade de estudar uma melhor forma de trabalhar com esse cenário.
A maior preocupação das empresas da época era com a eficiência em seus processos de fabricação. A pessoa que estruturou um conjunto de princípios e técnicas para tratar da eficiência foi Frederick Winslow Taylor, líder de um grupo que promoveu a administração científica. Taylor e seus colegas de movimento defendiam que, para haver maior eficiência nos processos produtivos era necessária uma maior maximização do trabalho, que dependia da eficiência dos trabalhadores, que consequentemente dependia do redesenho do trabalho e mudança de atitudes do trabalhador. O redesenho era necessário por não haver métodos, e sem métodos os trabalhadores faziam de qualquer maneira, e não poderiam ser avaliados, visto que os administradores não sabiam avaliar.
Princípios da Administração Científica
Em 1903, Taylor divulgou um estudo que propunha sua filosofia da administração, que era fundamentada em quatro princípios:
I – O objetivo da boa administração era pagar salários altos e ter baixos custos de produção.
II – Com esse objetivo, a administração deveria aplicar métodos de pesquisa para determinar a melhor maneira de executar tarefas.
III – Os empregados deveriam ser cientificamente selecionados e treinados, de maneira que as pessoas e as tarefas fossem compatíveis.
IV – Deveria haver uma atmosfera de íntima e cordial cooperação entre a administração e os trabalhadores, para garantir um ambiente psicológico favorável à aplicação desses princípios.
prof.gesinaldo@gmail.com
As técnicas de Taylor
Com fundamentação nos estudos de tempos e movimentos, Taylor colocava em prática