2 Ano
20 horas em sala
03 horas de planejamento
06 horas de formação continuada e colaboração com as atividades escolares O plano de ensino é de suma importância para o ano letivo, pois sabemos que é através dele que o professor vai basear todas as suas atividades em sala, em nosso estado temos o Referencial Curricular de Rondônia que é disponível para os professores, porém muita das vezes muitos nem sabe de sua existência, como no caso dessa professora, quando questionada sobre este assunto a mesma apresentou uma resposta contraditória:
“Sim, elaboramos o programa político pedagógico coerente ao livro didático”. Nas aulas de matemática algumas metodologias devem ser priorizadas como aulas expositivas com resolução de exercícios, material concreto, jogos e etc., a nossa segunda entrevistada prioriza nesse caso os materiais dourados, exercícios diversificados, e jogos com tabuadas. Quanto a eficiência de certas metodologias a mesma trabalha com muitos materiais didáticos, jogos, e atividade em grupo, fazendo assim que a criança tenha mais desenvoltura ao realizá-las. Sabemos que o ensino da matemática e seus pressupostos não é uma tarefa fácil, muitas das vezes um desafio para o educador, porém para a entrevistada não apresenta nenhuma dificuldade porque trabalha com séries iniciais. Como em muitos dos casos não é fácil ensinar a matemática, para o aluno aprender também é um desafio, perguntamos a ela quais as principais dificuldades dos alunos e a mesma respondeu o seguinte:
“Não tem muitos, mas as dificuldades são em adicionar que é a arte de juntar e subtrair, que é a idéia de tirar.” O professor deve está