2° ano
CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA-EAD
Município: Três Rios
Estado: RJ
Turma: 1151
Pólo: CESEC
Tutor(a): Flávia Serdeira Caldas Mello
Professor(a): Cláudia Maria Dornelles Da Silva
Semestre/Ano: 2°/ 2010
Artigo apresentado na Disciplina de Estágio Curricular IV ao Curso de Graduação em Pedagogia-EAD, da Universidade Luterana do Brasil, como requisito parcial para conclusão de Curso.
AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Nome do(as) aluno(as)
Esther Glória Ferrari Juliana Damasceno Braga
RESUMO
A avaliação deve ser feita com base no acompanhamento, observação e registro do educador em relação ao desenvolvimento e progressos de seus alunos. Não deve possuir caráter rotulador ou quantitativo, deve sim, servir como fonte de reflexão e análise, para que possamos perceber até onde chegamos e o que ainda precisamos buscar.
Para o aluno a avaliação é apenas um modo de conhecê-lo melhor, suas habilidades e suas deficiências, para o educador ela deve ser uma forma de percepção de sua prática e deve apontar modos de aprimorá-la, ao avaliar não devemos nos deter nesta ou naquela área, mas em todas as competências dos educandos. Jamais, o aluno pode ter suas habilidades comparadas ou julgadas, cada criança serve de parâmetro para si mesma e não pode ser comparada com outra, mesmo que da mesma faixa etária. A avaliação de uma criança deve constar a trajetória de suas descobertas e aprendizados, seus crescimentos e suas dificuldades, sempre se referindo a como a criança foi no passado e como está no presente momento.
PALAVRAS-CHAVE:
Avaliação. aprendizagem.educação infantil.desenvolvimento.
INTRODUÇÃO
O presente artigo trata da importância da avaliação na Educação infantil, do papel fundamental que o professor exerce como um facilitador no aprendizado da criança e que a participação da criança como uma cidadã atuante na sociedade do futuro, dependerá muito do sucesso deste processo.
É importante destacar que em todas as