1º Procedimento Experimental Cátions do Grupo 1
Faculdade de Ciências Integradas do Pontal
Curso de Graduação em Química
Alunos :Allyson Leandro
Andréia Cristina Silva
Marcela Rocha Kraüss
Paulo Henrique Duarte
Cátions do grupo I (Na+, K+, NH4+)
Prof.Dra. Regina Massako TakeuchiDisciplina: Química Analítica Qualitativa (P)
Ituiutaba – MG
31/10/2013
1.Análise qualitativa por via seca: teste de chama O teste de chama é utilizado para detectar alguns íons metálicos, é baseado no fato de que quando uma certa quantidade de energia é fornecida a um elemento químico, no elétrons da última camada absorvem essa energia fornecida pelo bico de Bunsen, passando para um nível de energia mais elevado, ficando assim no estado excitado. Quando um desses elétrons retorna ao estado fundamental, é liberado a energia que foi fornecida. A energia liberada por alguns elementos possui comprimento de onda na faixa do aspecto visível, ou seja, visto a olho nu. Assim é possível observar a presença de certos elementos devido a cor característica que eles emitem quando aquecidos.
Na+
Foi aceso o bico de Bunsen e ajustado até produzir uma chama azul. Após a chama acesa foi borrifado uma solução de NaCl contendo o íon Na+ e é uma cor amarela-alaranjado muito forte e predominante.
K+
Foi aceso o bico de Bunsen e ajustado até produzir uma chama azul. Após a chama acesa foi borrifado uma solução de KCl contendo o íon K+ e observada uma cor violeta difícil de ser visualizada, pois aparece muito rapidamente. Sendo o teste com o potássio menos sensível que o com íon de sódio.
Na+ junto ao Na+
Foi aceso o bico de Bunsen e ajustado até produzir uma chama azul. Após a chama acesa foi borrifado ao mesmo tempo a solução de NaCl e KCl, contendo os íons Na+ e K+. Foi possível observar que a chama ficou amarelo-alaranjado provando que a predominância era do íon Na+, mas isso não quer dizer que não havia o íon K+, que produz uma chama violeta, que sobre o