1ª lista de economia
O estudo dos aspectos econômicos da vida faz parte de uma das mais
abrangentes categorias do conhecimento humano, as ciências sociais.
As ciências sociais ocupam-se dos diferentes aspectos do comportamento
humano.
A economia pode ser definida como ciência social que estuda como o
indivíduo e a sociedade decidem utilizar os recursos produtivos escassos, na produção de bens e serviços, de modo a distribuí-los entre as várias pessoas e grupos da sociedade, com a finalidade de satisfazer às necessidades humanas.
A economia centra sua atenção nas condições da prosperidade material, na
acumulação de riqueza e em sua distribuição aos que participaram do esforço social de produção.
Para fundamentar compreensão de economia destaca-se:
As ligações da economia com outras ciências sociais; A fixação dos pontos básicos em que se apóia o estudo da economia; As diferentes concepções da economia, envolvendo seu objeto e conceito; A metodologia de desenvolvimento do conhecimento econômico; As divisões usuais da economia; O significado e as limitações das leis econômicas. ECONOMIA COMO CIÊNCIA SOCIAL 1. Economia – compete o estudo da ação econômica do homem, envolvendo essencialmente o processo de produção, a geração e a apropriação da renda, o dispêndio e a acumulação. 2. Direito – compete fixar com a precisão ditada pelos usos, costumes e valores da sociedade, as normas que regularão os direitos e as obrigações individuais e sociais. 3. Sociologia – ocupa-se das relações sociais e da organização estrutural da sociedade. 4. Antropologia Cultural – volta-se para o estudo das origens e da evolução, da organização e das diferentes formas de expressão cultural do homem. 5. Psicologia – ocupa-se do comportamento do homem, de suas motivações, valores e estímulos.
1
6. Ciência Política – trata das relações entre a nação e o Estado, das formas de governo e da condução dos negócios públicos.
Não se pode considerar a