1ª guerra mundial
A 1ª Guerra Mundial
Política de Alianças
As rivalidades entre os estados Europeus levaram à formação de alianças políticas e militares como:
-Alemanha⋄Império Austro Húngaro⋄Itália = Tríplice Aliança
-França⋄Rússia⋄Inglaterra = Triplo Entendimento
Estas constituições provocaram a corrida aos armamentos. A guerra parecia inevitável. E a paz que se vivia era já uma paz armada, ou seja, qualquer incindente poderia desencadear um conflito de dimensões incalculáveis.
Fases da 1ª Guerra Mundial:
1ª Fase “Guerra de Movimentos”
Em 1914 (data do ínicio da guerra), a maioria dos países beligerantes (em guerra) acreditava que a guerra seria breve. Os alemães pensavam poder dominar a França em poucas semanas, realizando movimentos ofensivos rápidos (daí o nome guerra de movimentos). Invadiram a Bélgica (Neutral) o Norte de França, com o objetivo de alcançar Paris. Todavia, a ilusão da guerra breve desapareceu rapidamente em novembro de 1914 uma contraofensiva francesa deteve o avanço alemão (batalha de Marne).
As forças do Triplo Entendimento (que mais tarde iriam ser chamados de aliados) e as potências centrais (império alemão e Austro-Húngaro) passaram a enfrentar-se numa longa linha que ia do mar do norte à fronteira Suíça era a frente ocidental. Na Rússia, isto é, na frente oriental, os exércitos do Czar foram sucessivamente derrotados pelos Alemães e obrigados a recuar.
2ª Fase “Guerra das Trincheiras”
Foi uma dureza indescritível. Por exemplo, no ano de 1916 houve 2 tentativas de romper a frente de batalha:
Uma do lado alemão (batalha Verdun) provocou cerca de 700 mil mortos, a outra franco-britânica (Batalha Somme) custou a vida a mais de 1 milhão e 200 mil soldados
Para termos uma ideia, as condições de higiene eram péssimas, piolhos,doenças de pele e parasitas são bons exemplos.
3ª Fase “Bloqueio Económico”
Para além de alterações no mapa político e de importantes mudanças de caráter social, a Grande Guerra teve consequências demográficas e