1ª Guerra Mundial
Introdução……………………………………………………………….. pág.2
Antecedentes……………………………………………………………. pág. 3
Início da Grande Guerra……………………………………………… pág. 4
Desenvolvimento………………………………………………………... pág. 5
Fim do conflito…………………………………………………………… pág. 6
Conclusão………………………………………………………………… pág. 7
Bibliografia………………………………………………………………… pág. 8
Introdução
O trabalho desenvolvido pretende analisar as principais origens, causas e consequências da 1ª Grande Guerra que decorreu entre os anos 1914-18.
Os anos anteriores, principalmente depois de 1870, a europa viveu um período de grande desenvolvimento económico e tecnológico. Quanto mais os países europeus se industrializavam, maior ficava a disputa entre eles, que queriam dominar não apenas a Europa, mas modernizar a sua economia sobrepondo-se às outras nações. Esse clima provocou uma forte tensão, pois os países industrializados disputavam os mercados consumidores mundiais e as matérias-primas com todas as armas que lhes eram possíveis.
Antecedentes
Múltiplos problemas atingiam os principais países europeus no início do século XX. Alguns países estavam extremamente descontentes com a partilha da Ásia e da África. Alemanha e Itália, por exemplo, ficaram de fora no processo neocolonial. Por outro lado, França e Inglaterra podiam explorar diversas colónias, ricas em matérias-primas e com um grande mercado consumidor. Por isso podemos dizer que, neste contexto, o descontentamento da Itália e da Alemanha foi a causa da guerra.
No início do século XX havia também uma forte concorrência comercial entre as nações europeias, principalmente na disputa pelos mercados consumidores. Esta concorrência gerou vários conflitos de interesses entre as nações. Ao mesmo tempo, os países estavam empenhados em arranjar um forte armamento, como uma maneira de se protegerem, ou atacarem, no futuro próximo. Esta corrida conflituosa gerava um clima de apreensão e medo entre os países, onde um tentava se armar mais do que o outro.
Existia