1o TRABALHO DE CYNTHIA 13 05 2015
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
4 CONCLUSÃO 6
REFERÊNCIAS 7
1 INTRODUÇÃO
Para este trabalho, foi utilizado o método de revisão literária através de pesquisa bibliográfica, cujo objeto de estudo é refletir sobre as formatações mais progressistas de atuação profissional e os impactos da corrente neoliberal junto ao projeto ético-político profissional. Aqui são tratados os elementos sócio-históricos; o paradigma neoliberal e a construção teórico-metodológica do projeto ético-político do Serviço Social.
O trabalho apresenta a questão sobre a reforma curricular ocorrida no Serviço Social na década de 1980 e observa os processos que direcionaram a elaboração de um novo projeto de formação profissional parametrado em uma filosofia crítica da realidade e da trajetória sócio-histórica da profissão.
O Serviço Social ganha maior expressão na década de 1940 com o advento da industrialização e do projeto desenvolvimentista brasileiro. O surgimento dessas instituições representou a ampliação e modificação do mercado de trabalho para o assistente social, onde este passou a atuar prioritariamente na execução das políticas sociais do Estado e da esfera empresarial o que possibilitou a compreensão do trabalho profissional dos assistentes sociais, elegendo como premissa a identificação dos limites e possibilidades postos na atualidade para o serviço social, mediante o capitalismo monopolista na contemporaneidade.
“No decorrer da história o Serviço Social vai receber as influências da modernização que se operou no âmbito das políticas sociais. Foram enfatizadas as técnicas de intervenção, a burocratização das atividades, a psicologização das relações sociais e a concessão de benefícios. Foi utilizada uma terminologia mais sofisticada e coerente com o modelo políticoeconômico implantado no país (Bravo, 1996).
Em relação à transferência da sociedade civil e dos deveres sociais posso citar