1A
Os elementos pertencentes à família 14 da tabela periódica apresentam caráter metálico menor que os elementos do grupo 13. Os elementos da família 14 apresentam configuração eletrônica da camada de valência igual a ns2np2 e todos formam cátions com números de oxidação iguais a +2 e +4.
O carbono é distintamente um não metal, silício e germânio são metaloides e estanho e chumbo são metais. Tem como primeiro elemento, o carbono, o mais importante elemento para os seres vivos, seguido pelo silício, que é um dos elementos fundamentais para a tecnologia moderna. Os outros elementos deste grupo: germânio, estanho e chumbo são também bastante conhecidos e utilizados, principalmente, o estanho e o chumbo que são usados e trabalhados desde muito tempo, sejam na fabricação de ligas metálicas importantes como o bronze (Cu + Sn) ou nos seus usos separadamente.
O carbono esta onipresente na natureza. É um constituinte essencial de toda a matéria viva, como proteínas, carboidratos e gorduras. O dióxido de carbono é fundamental na fotossíntese e é liberado na respiração. A química orgânica se dedica ao estudo da química dos compostos de carbono. Compostos inorgânicos de carbono produzidos em larga escala incluem o negro de fumo, coque, grafita, carbonatos, dióxido de carbono, monóxido de carbono (como gás combustível), ureia, carbeto de cálcio, cianamida de cálcio e dissulfeto de carbono.
O silício esta onipresente na natureza, como sílica SiO2 (ureia e quartzo), e numa grande variedade de silicatos e argilas. O germânio só é encontrado em quantidades traços em alguns minérios de prata e zinco, e alguns tipos de carvão.
O estanho é um metal branco prateado. Este metal resiste à corrosão quando exposto à água do mar e água potável, porém pode ser atacado por ácidos fortes, bases e sais ácidos. O estanho age como um catalisador quando o oxigênio se encontra dissolvido, acelerando o ataque químico. O estanho é atacado pelos ácidos sulfúrico, nítrico e clorídrico