1A Gabarito Analexp I
1663 palavras
7 páginas
QUESTÃO 1Durante a marcha analítica, são usados reagentes compostos de amônio (NH 4OH,
NH4CO3 e NH4Cl). Se o teste de identificação do amônio for efetuado no fim da marcha, após todos esses compostos serem inseridos na amostra, ocorrerá confirmação do cátion mesmo que na amostra original ele não esteja presente.
QUESTÃO 2
Uma pequena alíquota da amostra é colocada em um béquer e é adicionado excesso de hidróxido concentrado (NaOH ou KOH). Em seguida o béquer é tampado, por exemplo, com vidro de relógio contendo papel tornassol rosa umedecido voltado para o interior do béquer. Considerando que íon NH4+ coexiste com NH3 em solução aquosa obedecendo à equação:
NH3(g) + H2O(l) ⇌ NH4+(aq) + OH-(aq)
A adição da base forte aumenta [OH-], consumindo NH4+. O deslocamento do equilíbrio favorece o desprendimento de gás alcalino NH3. Ao entrar em contato com o tornassol umedecido, a amônia se dissocia mudando a cor do papel de rosa para azul, confirmando a presença do íon NH4+ na amostra.
Tornassol azul
Tornassol rosa
Adição de NaOH
Alíquota da amostra original
Amostra + Excesso de NaOH
Observar que, em meio ácido, o tornassol permanece rosa. A cor azul ocorre em pH alcalino. Nesse caso, o NH3 desprendido entra em contato com o papel umedecido e se dissocia, gerando NH4+ e OH- (hidroxila liberada aumenta o pH e o papel se torna azul).
QUESTÃO 3
Observando que o Cu2+ pertence ao grupo II enquanto o Ni2+ pertence ao III.B, é esperado que o Kps do NiS seja maior que o Kps do CuS [detalhes no gabarito da questão 4].
Portanto, Kps do NiS está errado.
Confrontando novamente as tabelas, há um problema quanto à solubilidade dos cromatos de bário e cálcio. Dos metais alcalino-terrosos, o bário é o único cátion que precipita expressivamente em forma de cromato. [Inclusive, essa característica é explorada na separação dos precipitados do grupo IV].
Portanto, o Kps do CaCrO4
está errado.
QUESTÃO 5
A) H3CC(S)NH2 + H2O ⇌ H3CCONH2 + H2S↑
B) O pH age regulando a concentração