1988
Guerra desencadeia quebra na economia, fragilidade na população, criando uma dependência a alguma coisa que traga segurança, nesse caso um partido que controla toda a sociedade com câmeras, regras de permanência e convivência.
No decorrer do filme entende-se que o país e dividido entre o Partido e os proletariados, pessoas não filiadas ao Partido (aqueles que não partilham dos mesmos ideais da atual sociedade).
Winston Smith é o personagem principal da trama. Trabalha no ministério da verdade, local responsável pela distribuição de informação, ali as informações são alteradas de acordo com os interesses do Partido. Ele começa a questionar a integridade das informações e passa a altera-las, percebendo o quanto sua sociedade é manipulada.A CRÍTICA 1984
1 IDENTIFICAÇÃO DA OBRA E DO AUTOR: De “George Orwell”, pseudônimo de Eric Arthur Blair que nasceu em 1903, na Índia, onde seu pai trabalhava para o império britânico, e estudou em colégios tradicionais da Inglaterra. Jornalista, crítico e romancista. Eric era opositor ao totalitarismo e simpatizante do anarquismo, considerado talvez o melhor cronista inglês do século XX. Foi o criador de obras como “A revolução dos bichos” (1945) e “1984” (1949). Eric morreu em 1950 por tuberculose.
2 Contexto Histórico: O filme foi lançado na década de 40 onde aconteceu o apogeu da 2ª Guerra Mundial, e o seu fim, foi uma década de muitos avanços tecnológicos como a criação do primeiro computador, os primeiros testes de bombas atômicas na Rússia, o primeiro helicóptero de carga entre outros, foi uma época de muitos