1984 TRABALHO ESCRITO COMPLETO 1
CASCAVEL – PR
Curso de Comunicação Social – Jornalismo, 1º Período
ANÁLISE COMPARATIVA DO LIVRO 1984 COM UM PRODUTO COMUNICACIONAL DA ATUALIDADE
ANDRESSA DE CARLI
CAMILA AGNER SOUZA BUENO
SIEDHEL RAUPTMAN
CASCAVEL
2014
ANÁLISE COMPARATIVA DO LIVRO 1984 COM UM PRODUTO COMUNICACIONAL DA ATUALIDADE
Trabalho apresentado como pré-requisito para obtenção de nota parcial na disciplina de Introdução à comunicação, no curso de Comunicação Social - Jornalismo, da Faculdade Assis Gurgacz.
Prof. Orientadora: Ana Cláudia Valério
ABRIL 2014
Em 1984, livro escrito por George Orwell, os personagens vivem na cidade fictícia da Oceânia, localizada na Europa. Por todos os lados, muros e anúncios, um ser – que pode ou não ser uma pessoa de verdade – entra em questão: o Grande Irmão. É ele quem vigia e “está de olho” em todos os habitantes da cidade através das teletelas, espécies de televisores que monitoram e espionam as pessoas.
Todos os habitantes, além de serem observados e monitorados constantemente, vivem num sistema político bastante controlador. Ao contrário de repartições baseadas em Ministérios da Saúde ou da Educação, Oceânia conta com o Ministério da Fartura, da Paz, do Amor e da Verdade. Winston Smith, o personagem principal do livro, trabalha no último órgão, cuja função é garantir que as notícias repassadas à população sejam condizentes com o que o Grande Irmão deseja transmitir (ali, até mudar o passado era possível para que as histórias fossem ao encontro da vontade do irmão que observava tudo e todos a todo o momento).
A opressão e o sistema totalitário não eram questionados pelas pessoas, pois todas acreditavam que aquela era a verdade absoluta (isso fruto do duplipensar, que fornecia um pensamento negativo e, ao mesmo tempo, positivo sobre determinados assuntos). No entanto, Winston se via, muitas vezes, tentando fugir do monitoramento constante e, para isso, ele