197251510205

1100 palavras 5 páginas
INTRODUÇÃO O monóxido de carbono (CO) é um gás levemente inflamável, incolor, inodoro e muito perigoso devido à sua grande toxicidade. É produzido pela queima em condições de pouco oxigênio (combustão incompleta) e/ou pela alta temperatura de carvão ou outros materiais ricos em carbono, como derivados de petróleo. As principais fontes de monóxido de carbono são: combustão incompleta do carvão (brasileiros), tubos de escapamentos de motores á explosão, incêndios, deflagrações de explosivos, queimadas, chuveiros á gás, fumaça do tabaco e qualquer chama ou dispositivo de combustão.

EFEITOS FISIOLOGICOS DO MONOXIDO DE CARBONO É classificado como um asfixiante, que significa que ele desloca o oxigênio e causa sintomas incluindo a morte por asfixia, ou falta de oxigênio para a corrente sanguínea e, portanto, para o cérebro. Quando é inalado gás monóxido de carbono, ele impede que o sangue de uma pessoa que transportem oxigênio suficiente manter a vida para o corpo e o cérebro- é por isso que é tão letal em níveis elevados. Mesmo em níveis inferiores, monóxido de carbono é perigoso, especialmente para pessoas com condições medicas preexistente, tais como doença cardíaca, asma e bronquite, entre outros. Segundo o OSHA, o limite Maximo admissível de exposição para as pessoas é 50 PPM para estar no lado seguro. Como se pode ver facilmente, não é preciso ser muito monóxido de carbono para produzir uma casa perigosa ou ambiente de trabalho- apenas 0 0005% do ar que respiramos podem conter monóxido de carbono e ser considerado um limite Maximo admissível.

PREVINIR OU EVITAR A ACUMULAÇÃO DE MONÓXIDO DE CARBONO
Não adquira aparelhos que não cumpram as normas de segurança. Verifique se têm a marcação CE.
Promova as inspeções periódicas á sua instalação de gás que deverão ser realizadas por uma Entidade Inspetora reconhecidas pela Direção Geral de Energia e Geologia.
Recorra sempre a empresas reconhecidas pela D.G.E.G. para a montagem dos aparelhos de queima

Relacionados