19225 68193 1 PB 1
2686 palavras
11 páginas
LINGUA ESCRITA: ALGUNS ASPECTOSElisa Campos de Quadros
Universidade Federal do Paraná
RESUMO
A grafia não é o único determinante da lingua escrita.
De acordo com as considerações que desenvolvemos ao longo do presente artigo, tentamos estabelecer a distinção entre língua escrita e escrita da língua.
A escrita e a fala
A escrita é um fato eminentemente humano como o é a palavra articulada, como esta serve de suporte ao pensamento, torna possível a compreensão mútua e se a finalidade própria da língua falada é tornar possível a vida social e política, a escrita se ordena com a mesma finalidade. Não podemos esquecer, ainda, que a escrita é a condição da episteme, a origem da história e a possibilidade estrutural tanto da filosofia como da ciência. Mas escrever não é a mesma coisa que falar.
Podemos facilmente comprovar o quanto a eloqüência escrita difere da eloqüência falada. Qualquer pessoa que tenha tido a dolorosa experiência de ouvir a gravação de um discurso seu improvisado não duvidará da diferença que separa a língua escrita da língua falada.
A língua escrita se caracteriza não tanto pelo fato de ser efetivamente escrita, mas pela intenção que presidiu a sua produção. A propriedade que ela tem de imobilizar o pensamento no tempo, conferindo-lhe a possibilidade de um presente indefinidamente renovável, modifica profundamente a atitude do falante com respeito à própria expressão. Como afirma GILSON: "aquele que escreve se dispõe a obrigar o
•
10
Ao e m p r e s a r m o s o s u b s t a n t i v o escrita nos r e p o r t a m o s somente a o t e x t o g r á f i c a mente representado, que constitui e f e t i v a m e n t e a lingua escrita, conforme a r g u m e n t a ç ã o desenvolvida ao lonco do ártico.
Letras. Curitiba <37> 10-16 - 1988 - UFPR
QUAD ROß, E.C. Lingua
escrita
fluxo da palavra a passar pelos estreitos caminhos que desenham as linhas traçadas pela mão num papel em branco com tinta negra. A palavra, tão livre, não aceita de bom grado sofrer esta