187824740167
396 palavras
2 páginas
LICENCIATURA EM GEOGRAFIAPRÁTICA DE ENSINO E PROJETO (PE:OP)
POSTAGEM 1
ATIVIDADE1
Observação educação em ambiente formal
Identifiquei nas imediações da minha casa cerca de 500 metros no Jardim tanquinho Ferraz de Vasconcelos ambiente escolar ,através da escola E.M E.F Abílio Secundino leite.
Pude reconhecer neste ambiente que a educação formal ,requer tempo e pessoal qualificado espaço adequado, organização de vários tipos e tem carácter metódico e usualmente separa os alunos de acordo com idades , classe ,e ou conhecimento.
Na educação formal os objetivos se destacam relativamente o ensino e aprendizagem de conteúdos organizados de acordo com metodologia ,normatizados por leis. formar o indivíduo como um cidadão desenvolvendo atividades e competências variadas. o papel da escola é disponibilizar o conhecimento, preparando cidadãos a pensarem de forma crítica.
Observação ambiente de educação não formal
Percebi também nas proximidades do meu local de trabalho dois ambientes de educação não formal,o Teatro municipal de São Paulo cerca de 300 metros e o vale do Anhangabaú cerca de 400 metros.
Um dos aspectos que torna o teatro municipal um ambiente educacional mais atrativo do que a escola é o fato de ser um espaço informal de aprendizagem onde o visitante pode aprender muito sobre história ,música , dança e cultura em geral. Sem ter que depender objetivamente de uma nota.
Com relação ao potencial educativo que um teatro oferece, podemos dizer que a questão artística dos focos de discussão na nossa sociedade e, além disso, A arte o aprendizado é uma manifestação humana. E, está em vários lugares e em cada um de nós.
Já o vale do Anhangabaú com seus canteiros ajardinados ,obras de artes também se torna um ambiente educacional não formal, espaço onde se ocorre grandes manifestações artísticas politicas inserindo o indivíduo neste contexto político cultural.
Para finalizar a este texto destacamos que também