185765930299

598 palavras 3 páginas
1- a) Autoritário Coercitivo: É um sistema de administração autocrático, forte, coercitivo, controlador e fortemente arbitrário. É geralmente encontrado em empresas que não utilizam mão-de-obra intensiva e adoção de tecnologia rudimentar, onde o pessoal empregado é de nível extremamente baixo e de baixa qualificação profissional. Como exemplo pode ser citado o Exército e a Polícia Militar.

b) Autoritário Benevolente: Nesse sistema, é permitida uma diminuta delegação quanto a decisões de pequeno porte e de caráter rotineiro e repetitivo, sujeitas à aprovação posterior. É freqüentemente encontrado em empresas industriais que usam a tecnologia mais apurada e mão-de-obra mais especializada, mas mantendo ainda alguma forma de coerção para não perder o controle sobre o comportamento das pessoas. Como exemplo pode ser citado as Multinacionais.

c) Consultivo: Sistema que tende mais para o participativo do que para autocrático e impositivo, a exemplo dos dois anteriores. Ele é usualmente empregado em empresas de serviços, onde as tecnologias utilizadas são mais avançadas e trabalham com políticas de pessoal mais abertas. Como exemplo pode ser citado o Colegiado escolar.

d) Participativo: É um sistema mais aberto e democrático, uma vez que as decisões ficam totalmente a cargo dos diversos níveis hierárquicos. Ele é ainda pouco encontrado na prática, predominando em empresas que utilizam tecnologia sofisticada e onde o pessoal é extremamente especializado e desenvolvido. Como exemplo pode ser citado os Sindicatos Rurais.

2- a) A pirâmide representa a hierarquia das necessidades dos seres humanos, e representa também os indivíduos como um ser que luta para satisfazer suas necessidades, buscando o seu desenvolvimento pleno. Elas são definidas em cinco níveis, sendo eles: Necessidades fisiológicas, Necessidades de segurança, Necessidades sociais, Necessidades de autoestima, Necessidades de autorrealização.

b) *Necessidades fisiológicas: São aquelas relacionadas a

Relacionados