185258569977441445
1121 palavras
5 páginas
Faculdade PitágorasCleberson Costa
Ivan Pedruzzi
Jhonatan Dantas
Johny Carlos
Maxon Maciel
Natan Nunes
CAPACIDADE TÉRMICA DE UM CALORÍMETRO E TAXA DE FLUXO DE CALOR POR CONDUÇÃO
(Transferência de calor)
Guarapari
2014
Introdução
Relatamos nas aulas de laboratório duas experiências imprescindíveis para o estudo acadêmico de Engenharia Mecânica, “calorimetria”, desenvolvemos através de fórmulas a capacidade térmica de um calorímetro, a taxa de fluxo por condução e a transferência de calor.
As trocas de calor entre corpos diferentes podem proporcionar uma mudança de fase. Nesse caso é necessário usar o conceito de " calor latente". Mas nesta experiência usamos apenas o conceito de calor sensível onde não há mudança de fase, pois não houve nenhuma alteração nos estados de agregação molecular dos corpos estudados.
Para determinar a capacidade térmica de um corpo, podemos utilizar uma equação matemática da calorimetria que estabelece:
Qrecebida + Qcedida = 0
Sendo Q:
Q = m.c. T
Onde:
Q: Quantidade de calor transferido m: Massa do corpo c: Calor específico T: Diferença de temperatura.
Experiência 2
A taxa de transferência de calor é calculada dividindo a quantidade de calor pelo tempo gasto para transferir este calor para a água. Usando a equação:
Objetivo do experimento 1
A partir dos conceitos de troca de calor e usando a equação fundamental da calorimetria, o objetivo dessa experiência é assimilar o conceito de calor específico de uma substância, e determinar o calor específico de um calorímetro.
Objetivo do experimento 2
Determinar a taxa de transferência de calor por condução de uma chama para um recipiente com água e estimar a temperatura da chama.
O material utilizado para o experimento 1
A. Balança digital de precisão;
B. Calorímetro;
C. Termômetro de mercúrio ( de álcool) graduado (de -10º a 120ºC);