184707230248
2062 palavras
9 páginas
A IMPORTÂNCIA DA FILOSOFIA NA COMPREENSÃO DA SOCIEDADE E DO MUNDO EM SE SE VIVE, E AS DIFICULDADES DE IMPLEMENTAÇÃO DESTA DISCIPLINA NO CURRÍCULO ESCOLAR A Filosofia e de relevante importância para a sociedade uma vez que visa o desenvolvimento do pensamento humano, a partir dela podemos nos tornar seres pensantes e questionadores. A Filosofia é de grande importância em sala de aula uma vez que busca o questionamento e o desenvolvimento humano, características fundamentais na formação do educando.
Como a filosofia não apresenta resultados consensuais, se torna de difícil aceitação em sala de aula, tanto pelos alunos como pelos professores uma vez que as instituições não estão preparadas, pois estão vocacionadas a ensinar resultados substanciais aos estudantes. E Filosofia é uma disciplina a priori, que se faz pelo pensamento apenas. Do ponto de vista do cientismo, este aspecto desqualifica a filosofia enquanto disciplina acadêmica séria, pois não há métodos formais de prova.
Além do fato de não oferecer resultados consensuais a Filosofia não é valorizada em nossa cultura, pois não tem nenhum retorno financeiro, assim ela tem que vencer mais obstáculos. Pensando-a como parte integrante na grade escolar, há ainda mais questionamentos: quem vai assumir a disciplina? Que conteúdos lecionar? Serão professores apenas para preencherem sua carga horária? Há professores graduados em filosofia? A filosofia no Ensino Médio já apresenta desafios em diversos aspectos, desvalorização dos professores, a rejeição, a preguiça e a dificuldade de pensar nesse tempo em que a cultura não educa, e nem educou para pensá-lo.
Sabemos que a Filosofia enfrentará grandes obstáculos para ser disciplina integrante no currículo escolar, e que essa mudança também ,não será de todo fácil para a escola. Mas ela deve ser utilizada para contribuir com a educação. Voltando o olhar, com toda atenção para o aluno, estimulando-o a confrontar a realidade e o que o cerca. O que não é fácil. Assim