18184 6
5
Conclusão
Este capítulo apresenta um sumário do estudo, de modo a proporcionar uma visão geral de suas etapas e metodologia. Em seguida, são apresentadas as principais conclusões da pesquisa, respondendo-se às questões de pesquisa inicialmente formuladas e que motivaram o presente trabalho. Por último, discutem-se as contribuições gerenciais, as limitações e as sugestões para pesquisas futuras.
PUC-Rio - Certificação Digital Nº 0913091/CA
5.1.
Sumário do Estudo
Este estudo teve como objetivo verificar quais são as dimensões de personalidade de marca percebidas por consumidores jovens nos EUA e no Brasil, quando se trata das marcas McDonald’s e Subway, e se essas dimensões possuem configurações semelhantes nos dois países. Sua relevância decorre da necessidade de realizar novos estudos que analisem a forma com que os consumidores de diferentes culturas percebem a personalidade de marcas de produtos e serviços.
Desta forma, pretendeu-se estudar as dimensões de duas marcas de uma mesma categoria de produtos e compará-las entre dois países.
Tal objetivo foi desdobrado em três perguntas de pesquisa, contemplando os seguintes aspectos: verificar se há semelhanças nas dimensões de personalidade de uma determinada marca entre EUA e Brasil; avaliar se as diferenças encontradas podem ser explicadas por diferenças culturais entre os países; verificar se o grau de familiaridade do consumidor em relação a uma marca encontra-se relacionado à sua percepção das dimensões da personalidade de marca. O referencial teórico abordou os seguintes aspectos: (i) a conceituação de marca na literatura de marketing, e sua importância e força; (ii) os conceitos de identidade da marca e de personalidade da marca; (iii) as dimensões da
78
personalidade da marca e os estudos sobre o tema; (iv) os conceitos de cultura e sua relação com marca e personalidade de marca.
O presente estudo foi realizado por meio de um questionário do tipo survey. Este método envolve um questionário