18 regras oficial do futsal
A quadra de jogo será um retângulo com o comprimento máximo de 42 metros e o mínimo de 25 metros, tendo a largura máxima de 22 metros e a mínima de 15 metros.
As linhas demarcatórias da quadra, na lateral e no fundo, deverão estar afastadas um metro de qualquer obstáculo. (cerca ou alambrado)
Para partidas oficiais nacionais a quadra deverá ter um comprimento mínimo de 30 metros e uma largura mínima de 17 metros.
Para partidas oficiais internacionais a quadra deverá ter um comprimento entre 38 e 42 metros e uma largura entre 18 e 22 metros.
A BOLA.
A Bola será esférica. O invólucro será de couro macio ou de outro material aprovado. Em sua confecção é vedado o uso de material que possa oferecer perigo ou dano aos atletas.
A bola, atirada de uma altura de 2 metros, não poderá, em seu primeiro salto, ultrapassar 65 centímetros de altura nem saltar mais de 3 vezes consecutivas.
A bola somente poderá ser trocada, durante a partida, com a autorização do árbitro.
O local destinado ao representante, ao anotador e cronometrista deverá contar com bolas de reserva em número suficiente e em plenas condições de serem utilizadas. NÚMERO DE ATLETAS.
A partida será disputada entre duas equipes compostas, cada uma, por no máximo de 5 atletas, um dos quais, obrigatoriamente, será o goleiro.
É vedado o início de uma partida sem que as equipes contem com um mínimo de 5 atletas, nem será permitida sua continuação ou prosseguimento se uma das equipes, ou ambas, ficar reduzida a menos de 3 atletas.
O número máximo de atletas reservas, para substituições, é de 7.
Será permitido um número indeterminado de substituições "volantes", a qualquer tempo do jogo, sem necessidade de paralisação da partida. Um atleta que tenha sido substituído poderá voltar à partida em substituição a outro, não tendo