18 Raz Es
Vantagens
Alguns argumentam que traria um certo avanço em termos de liberdade empreendedorial, trazendo uma necessária flexibilização da nossa atualmente rígida legislação trabalhista e que também a terceirização seria possível retirar muitos trabalhadores que hoje têm de recorrer à informalidade, oferecendo-lhes salários maiores.Por exemplo, ainda que devido à terceirização, mesmo assim 25.000 empregos por ano foram perdidos nos EUA durante o período de 1992 a 2007, este sistema criou, em média, cerca de 100 mil empregos por ano em países em desenvolvimento de baixo salário. Como resultado, o emprego aumentou na América Latina, África e Ásia.A terceirização causa a desburocratização e desencargo do gerenciamento dos funcionários, assim aumentando o lucro. A empresa não tem de se preocupar com a orientação sobre as funções a serem desempenhadas, e toda a burocracia trabalhista.
Problemas
A terceirização afeta os terceirizados, que em geral trabalham em condições mais precárias ; os permanentes, cujos salários, por isso mesmo, tendem a se aviltar; e às vezes a própria empresa tomadora, que além de lidar com o embate histórico entre capital e trabalho, vê-se a braços com um conflito inédito entre trabalho e trabalho. Ela causa aumento da rotatividade de mão de obra e os níveis de desemprego. Poder causar fraude das garantias dos trabalhadores, dificultando a criação de normas protetivas e facilitando a edição de normas precarizantes . Pode causar fraude das garantias dos trabalhadores, facilitando a edição de normas precarizantes .
Países
Brasil
Lei da terceirização
O Projeto de Lei 4330/04, de autoria do ex-deputado Sandro Mabel (PMDB-GO), facilita a terceirização de trabalhadores, seguindo o mesmo caminho do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso na década de 90, ao tentar retirar direitos trabalhistas, citando restrições ao Seguro Desemprego, sancionadas pelo governo no final de 2014
Contudo tal projeto torna-se desnecessário com a existência da