18 Dicas para tirar 10
O preparo e a realização de testes, provas e exames são momentos importantes na vida do estudante. Alguns dizem que é pela eficiência no trabalho que se mede a aprendizagem. O fato porém é que as provas existem e têm de ser encaradas. O ideal, claro, é estudar para aprender e não só para as "tomadas fotográficas" (notas). Mas saber tirar um dezinho de vez em quando não faz mal a ninguém. Siga estas dicas do Professor Deovanir Vidoto e de outros educadores (exceto a última), e isso acontecerá mais facilmente com você:
1 Cultive o desejo de ir bem, o gosto pelas boas notas e o pensamento positivo. "Uns gramas de boa disposição no exame valem mais que muitos quilos de estudo trabalhoso feito com antecipação".
2 Se possível, obtenha a informação antecipada do tipo de prova, se objetiva ou subjetiva. Ao estudar, imagine se aquele ponto pode cair na prova e como será a pergunta.
3 Substitua a preocupação e o medo pela autoconfiança. Se você conhece o tipo de prova e fez bom preparo, não há razão para temê-la.
4 Tente compreender o significado das questões e dar repostas coerentes.
5 Antes da prova, se houver tempo, ajude os colegas. A melhor maneira de aprender uma matéria é ensiná-la a outros.
6 Na hora "h", sente-se com a coluna ereta, respire fundo e relaxe completamente. Quando as questões forem entregues, seu conhecimento será despertado.
7 Antes ou na hora da prova, se o professor perguntar se alguém tem dúvida, não fique com vergonha de perguntar e pedir explicações.
8 Se estiver um pouco nervoso, aceite isso como natural. Esse pequeno estímulo faz com que agente fique mais atento.
9 Não use recursos proibidos na prova. A própria tensão gerada pelo "colar" pode provocar esquecimento. Quem cola, geralmente sai da escola despreparado para o exercício profissional.
10 Faça suas anotações e também as respostas da prova com letra bem legível. Isso ajuda você e não tira o humor do professor
11 Quando receber uma prova objetiva,