18 Brumário
DE LOUIS BONAPARTE1
Karl Marx
(O estudo da Obra de Marx e Engels é fundamental para qualquer revolucionário.
A Editoria Avante! está a reeditar as Obras Escolhidas de Marx e Engels em III Tomos.
Apelamos a que faças desde já a encomenda desta importante edição para: editorial.avante@pcp.pt) 1 o trabalho de Marx O 18 de Brumário de Louis Bonaparte, escrito na base de uma análise concreta dos acontecimentos revolucionários em França em 1848-1851, é uma das obras mais importantes do marxismo. Neste trabalho foram desenvolvidas todas as teses fundamentais do materialismo histórico: a teoria da luta de classes e da revolução proletária, a doutrina do Estado e da ditadura do proletariado. Tem uma importância extraordinariamente grande a conclusão de Marx sobre a questão da atitude do proletariado em relação ao Estado burguês."Todas as revoluções aperfeiçoavam esta máquina - indica Marx -, em vez de a destruir." (Ver o presente volume, p. 125.)
No trabalho O 18 de Brumário de Louis Bonaparte foi desenvolvida a questão do campesinato como aliado da classe operária na revolução iminente, explicado o papel dos partidos políticos na vida social e formulada uma caracterização profunda da essência do bonapartismo.
Prefácio do Autor À Segunda Edição de 1869
Publicado na 2ª edição da obra de Karl Marx “O 18 de Brumáro de Louis Bonaparte”, publicada em Hamburgo em Julho de 1869. Publicado segundo o texto da edição de 1869. Traduzido do alemão. O meu amigo Joseph Weydemeyer2, morto prematuramente, propunha-se editar em Nova Iorque, a partir de 1 de Janeiro de 1852, um semanário político. Convidou-me a mandar-lhe para esse semanário a história do coup d'état3. Escrevi-lhe, pois, um artigo por semana, até meados de
Fevereiro, sob o título de “O 18 de Brumário de Louis Bonaparte”. Entretanto, o plano primitivo de
Weydemeyer fracassou. Em contrapartida, começou a publicar na Primavera de 1852 uma revista mensal Die Revolution, cujo