1580 5487 1 PB 1
ÉTICA E MORAL NO PENSAMENTO DE BAUMAN
Sérgio Ricardo Fernandes de Aquino 1
“[...] a única maneira de compreender a verdadeira novidade do novo é analisar o mundo pela lente do que era “eterno” no velho.”
Slavoj Zizek2
RESUMO: Esse artigo destina-se a sinalizar as reflexões de Zygmunt Bauman sobre
Ética e a Moral na Pós-Modernidade. Qual será a função da Ética no momento presente? É possível pensar numa moralidade sem ética? O referido autor demonstra, ao longo deste texto, a necessidade de se caracterizar a Ética na Pós-Modernidade como a
Era da Moral.
Palavras-chave: Ética; Moral; Pós-Modernidade.
ABSTRACT: This article is intended to describe the thoughts of Zygmunt Bauman on
Moral Ethics in Postmodernity. What is the role of ethics in the present moment? Is it possible to think of a morality without ethics? The author demonstrates, throughout this text, the need to draw Ethics in Postmodernity as the Age of Morals.
Key-words: Ethics; Moral; Postmodernity.
1
2
Doutorando em Ciência Jurídica. Universidade do Vale do Itajaí. E-mail: sergiorfaquino@gmail.com.
ZIZEK, Slavoj. Primeiro como tragédia, depois como farsa. São Paulo: Boitempo, 2011, p. 19.
Cadernos Zygmunt Bauman ISSN 2236-4099, v 1, n. 2 (2011), p. 35-47, Jul/2011.
35
v 1, n. 2 (2011)
Introdução
A vida apresentada pelas promessas da Modernidade saturou. O refugo humano encontra-se em todos os lugares, desde o local ao mundial. Não basta tão somente ignorar a situação e seguir adiante com a rotina da individualidade. O momento presente demanda outras possibilidades de se con-viver nas quais não podem ser impressas em códigos ou mandamentos, determinando-se uma lista de deveres nas quais se indica o que se pode ou não fazer.
As relações humanas não podem ser contidas em regras. Aquelas não se esgotam na fórmula moderna do dever-ser. O aparente vazio axiológico 3 que se percebe na passagem da Modernidade para a Pós-Modernidade se caracteriza pelo adiamento das
conseqüências