155266219/37
1027 palavras
5 páginas
Por que dizemos que o objetivo dos primeiros filósofos era construir uma cosmologia que substituísse a antiga cosmogonia? A cosmologia brotou como a parte da filosofia que estuda a estrutura, a evolução e composição do universo, sendo a primeira expressão filosófica apresentada no Período pré-socrático ou cosmológico. Suas principais particularidades são: a mudança da explicação da origem e transformação da natureza através de mitos e divindades por explicações racionais que identificam as causas de tais alterações; defende a criação do mundo a partir de um princípio natural e que a natureza cria seres mortais a partir de sua imortalidade.
No período em que a cosmologia imperou, as pessoas confiavam que a natureza somente poderia ser conhecida através do pensamento, ou seja, permanecia a necessidade de pensar para se chegar ao princípio de todas as coisas que forma, a partir de sua imutabilidade, seres sensíveis a transformações, regenerações, mutações capazes de realizar modificações quanto à qualidade e quantidade.
A partir desses conceitos, os primeiros filósofos perceberam que a filosofia era muito mais abrangente, eles desejavam descobrir o princípio substancial existentes em todos os seres materiais, com base na razão e não na mitologia. E para que tais objetivos fossem alcançados, os mesmos, ocuparam-se em explicar o universo e examinavam a procedência e o retorno das coisas. Além de, buscarem uma explicação lógica para os fenômenos da natureza, de forma que, a mitologia fosse eliminada. ATIVIDADE DA AULA 02
Desenvolva uma reflexão sobre o pensamento de Sócrates e confronte com o pensamento de Aristóteles. Nesta atividade você deverá explicar o pensamento de Sócrates e depois desenvolver uma comparação com o pensamento de Aristóteles... Lembro que não é para comentar sobre o pensamento de Aristóteles e sim confrontar.
Sócrates acreditava em Deus, para ele, a prática e a virtude era o único meio de alcançar a felicidade ou semelhança com Deus.