15236987

8233 palavras 33 páginas
Juventude: sob a ótica de jovens internos no Centro Educacional Patativa do Assaré - Fortaleza CE
RESUMO
O presente trabalho artigo tem como objetivo central significar criticamente as categorias juventude e punição sob a ótica de jovens em cumprimento de medida socioeducativa de privação de liberdade. Para o alcance de tal objetivo, realizou-se pesquisa bibliográfica e empírica sobre a referida temática, tendo os jovens do Centro Educacional Patativa do Assaré - CEPA como sujeitos da pesquisa. Tal Centro Educacional está situado no município de Fortaleza-CE, sendo escolhido como lócus de pesquisa pelo fato de atender jovens, em sua maioria, que já cumpriram outras medidas socioeducativas de internação. Neste estudo, buscamos analisar os significados para esses jovens a partir das reflexões de alguns autores, como GROPPO (2000) e FOUCAULT (1987), que trabalham respectivamente com as categorias juventude e punição discutidas nesta pesquisa. Concluímos que para os jovens juventude é aproveitar a vida, passear, jogar bola, etc. Mas que os mesmos não se percebem como jovens. Para eles as responsabilidades, os comportamentos e as mudanças de vida impostas pela criminalidade fazem com que estes passem a se perceberem como adultos.
INTRODUÇÃO

O presente artigo tem como foco de pesquisa significar criticamente a categoria juventude sob a ótica de jovens em conflito com a lei privados de liberdade no Centro Educacional Patativa do Assaré - CEPA. Percebendo a complexidade do estudo em tela e a intrínseca relação entre a categoria supracitada e a cultura há ainda neste estudo a pretensão de alcançar o objetivo central através do diálogo entre cultura e juventude objetivando compreender como tais categorias se perpassam e influenciam as relações sociais e os comportamentos dos sujeitos em tela.

Percebendo a relevância da juventude como categoria social fundamental à compreensão do funcionamento, das transformações e das características das sociedades modernas (Groppo,

Relacionados

  • 15236987
    2134 palavras | 9 páginas