15 perguntas programação estruturada e programação orientada a objetos
Orientação a objetos ou "OO" é um paradigma de programação, cujo o propósito é tornar a linguagem de programação mais próximo possível de objetos do mundo real, ou seja, é a representação do mundo real em linguagem de programação. Principais características, é a possibilidade de criar: Classes, Herança, Métodos, programação em camadas.
Programação estrutural "Estruturada" é um modelo de programação mais antigo, não possui orientação a objetos, utiliza recursos de funções. É uma característica dos programadores desse tipo de modelo, deixar o código em uma única parte, tornando muito complicado a manutenção de códigos, descoberta de erros.
2- Em que situações a programação orientada a objetos é vantajosa em relação à programação estruturada?
O conceito de OO é relativamente vantajosa em comparação a estruturada por dois pontos:
O primeiro é que eleva o nível de abstração da codificação. É muito mais simples para um programador que não esteja envolvido entender que aluno.getNome() vai retornar o nome de um aluno do que varrer o código todo até encontrar a variável que está armazenado esse conteúdo;
Facilidade para reutilizar o código, já que ele está dividido em classes POJO e classes estáticas, com métodos específicos.
Uma outra vantagem que eu particularmente vejo é em relação a arquitetura Cliente-Servidor, pois para a transmissão de um objeto "vetorizado" (com JSON, por exemplo) é relativamente mais simples que enviar uma variável ou um vetor de variáveis da estruturada.
3- O que é a programação orientada a objetos?
A programação Orientada a objetos (POO) é uma forma especial de programar, mais próximo de como expressaríamos as coisas na vida real do que outros tipos de programação.
Com a POO temos que aprender a pensar as coisas de uma maneira distinta, para escrever nossos programas em termos de objetos, propriedades, métodos e outras coisas que veremos