15 joias da evolução
Um recurso da Nature para aqueles que queiram divulgar as evidências da evolução pela seleção natural.
Henry Gee, Rory Howlett e Phillip Campbell¹
Tradução de Eli Vieira²
A maioria dos biólogos aceitam como certa a ideia de que toda a vida evoluiu pela seleção natural ao longo de bilhões de anos. Eles pesquisam e ensinam em disciplinas que têm essa ideia como base, seguros de que a seleção natural é um fato, da mesma forma que é um fato que a Terra orbita o Sol. Dado que os conceitos e realidades da evolução de Darwin ainda estão sob ataque, embora raramente por biólogos, um resumo sucinto sobre o porquê de a evolução pela seleção natural ser um princípio empiricamente validado é útil para as pessoas terem à mão. Oferecemos aqui 15 exemplos publicados pela Nature ao longo da década passada para ilustrar a extensão, a profundidade e o poder do pensamento evolutivo. Nos alegramos de oferecer esse recurso gratuitamente e encorajamos sua livre divulgação.
1. Henry Gee é editor sênior da Nature, Rory Howlett é editor de consulta da Nature, Phillip Campbell é editor-chefe da Nature.
2. Eli Vieira é biólogo formado pela Universidade de Brasília e aluno de iniciação científica do Laboratório de Biologia Evolutiva, na mesma instituição. Este material é livre, conforme publicado na revista Nature em janeiro de 2009 (doi: 10.1038/nature07740).
JOIAS DO REGISTRO FÓSSIL 1. Ancestrais terrestres das baleias 2. Da água para a terra 3. A origem das penas 4. A história evolutiva dos dentes 5. A origem do esqueleto dos vertebrados
JOIAS DOS HABITATS 6. Seleção natural na especiação 7. Seleção natural em lagartos 8. Um caso de coevolução